quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O TEMPO - 'O Aleph' [1]

Olá! Como foram de férias?
Faz tempo que eu não posto nada aqui.
Aliás, o tempo ... No ultimo mês eu li um livro (coisa que até então era raridade de ser feita por mim) que eu gostei muito: O Aleph, do Paulo Coelho. Muitas coisas que ele escreve nesse livro despertaram muito o meu interesse, então, no decorrer dos meus posts, eu pretendo falar sobre alguns dos sub-temas os quais ele retrata.


''Na magia - e na vida - há apenas o momento presente, o AGORA. Não se mede o tempo como se calcula a distância entre dois pontos. O 'tempo' não passa. O ser humano tem uma gigantesca dificuldade em se concentrar no presente; está sempre pensando no que fez, em como poderia ter feito melhor, quais as consequências dos seus atos, por que não agiu como deveria ter agido.''

''Mas o momento presente está além do tempo: é a Eternidade. [...] não é o que você fez na sua vida passada que vai afetar o presente. É o que você faz no presente que redimirá o passado e logicamente mudará o futuro.''

'' ... o déjà vu [...] mostra que o tempo não passa. É um salto em algo que já foi realmente vivido e está sendo repetido.''

''O tempo não é uma fita cassete que podemos mover para a frente ou para trás.

ESQUEÇA QUE IRÁ CONTAR ISSO AOS OUTROS. O TEMPO É AQUI. APROVEITE.''

------------------------------------------------------------------

Bem, a frase que eu considero mais importante de todas citadas, é essa ultima, acima, porque independe de crença. Leve isso como um conselho.

Quanto aos outros trechos, se você quer entendê-los, o primeiro passo é finalmente aceitar que a vida presente não é única, 'não termina quando acaba' (na morte). Eu sei que a maioria das pessoas não acreditam nisso, mas hipocrisia alheia não é problema meu.

Entre outras coisas, o essencial é entender que (segundo o livro), todos os momentos (passado, presente e futuro) acontecem no AGORA, mas em dimensões diferentes. Daí podemos tirar uma explicação para o déjà vu: aquilo que você 'viu' e teve a sensação de que já aconteceu, realmente aconteceu no 'agora', porém em outra dimensão (pra quem leu o livro, em outro vagão do trem).

Portanto, temos que nos concentrar no que fazemos nesse momento, para reparar os erros e as dívidas do passado (quem quiser, entenda 'de outras vidas'), e mudar nosso futuro, logicamente para melhor.
O importante é não nos deixarmos abalar pelos fatos do passado e, como dizem, tentarmos viver um dia de cada vez, como se fosse o último.

**Por ultimo, só quero dizer que todos esses trechos entre aspas são pontos de vista do escritor (Paulo Coelho) e de algumas pessoas que compartilham de sua mesma ideia de mundo. Você pode aceitá-las ou não.

Quanto a interpretação dos mesmos, eu coloquei aqui a minha, pessoal. Não que seja uma verdade absoluta, ou que eu acredite cegamente em tudo isso. É apenas mais um ponto de vista, que foi lido e interpretado segundo o meu entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário