segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

NADA COMO O TEMPO

É o que eu precisava ler esses tempos. Que de 2012 em diante eu consiga aplicar tudo isso.

FELIZ ANO NOVO .
-----------------------------------------------------

"Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.
Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!"
(Desconhecido)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Frase do Dia

Às vezes é melhor ser um feliz ignorante do que um triste sábio.

-

Não sei se já li algo assim em algum lugar, mas veio na minha cabeça agora e resolvi postar.
Até!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

...

"não entendo como tinhamos tudo pra dar certo e mesmo assim nao tivemos um final feliz" "eu sei" "por que?" "porque o nosso filme ainda não acabou"

O tempo passa...

... e um dia a Vida, por si só, acaba te mostrando por quem realmente valera à pena lutar.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Incertezas

Incrível o fato de como os contextos influenciam nas coisas: ''sempre ter um amanhã'' pode significar tanto novas esperanças como uma infeliz verdade a qual estamos sujeitos. Incrível mesmo é como uma pessoa consegue obter influência sobre outra de uma forma tão única que ninguém mais consegue.
O mais engraçado de tudo isso, é que hoje estou me sentindo tão sem rumo que não sei em que basear meu amanhã.


Pra começar, só quero deixar claro que eu não pretendia escrever um texto sobre isso, foi quase que instintivo. Alias... sobre 'isso' o que? Nada. Eu realmente não tenho nada pra aconselhar ou desabafar dessa vez; meus dedos apenas pressionam as teclas sem quase passar qualquer coisa racional em minha mente.

Incertezas me deixam inseguro. Isso é bastante lógico, mas agora percebi isso de uma forma mais intensa.
Uma pequena situação (pequena, pequena mesmo) que você provoca, apenas um passo em falso, pode acabar com toda uma caminhada precedente. O meu receio, esse que me fez parar em frente ao computador e tentar entendê-lo, é ter que recomeçar uma dessas caminhadas que, pra mim, é uma das mais difíceis a que me sujeito. Sinto meu amanhã tão incerto, que fico sem reação.

Um grande amigo meu usa a metáfora da Torre para descrever nossa segurança, a qual usamos para atingir nossos objetivos. Agora sinto minha Torre sendo bombardeada pelo único 'inimigo' que sinto ser mais forte que eu; e meu objetivo, aquele que por uma longa caminhada tenho buscado, ameaçado.
-

Já que comecei esse texto não pretendendo nada e sem construir assunto ou estrutura alguma da qual falar, termino-o da mesma forma, antes que comece a divagar e divagar sobre tudo dito e me arrependa de expor algo.

sábado, 1 de outubro de 2011

Resposta ao 'Crise com meu Eu' - por ''O Conselheiro''

Texto postado no blog O Conselheiro, em resposta ao 'Crise com meu Eu'.
Quem se interessar, http://oconselheiro.weebly.com/blog---o-conselheiro.html

Ao Conselheiro, deixo meus agradecimentos por sua opinião sincera, externa e espontânea.

---------------------------------------------------------------------

Conselheiro para um nobre Cavaleiro 

Mais uma vez, um conselho. Mas desta vez não parte para de um heteronímo para o seu próprio campo físico e sim para alguém, na verdade, um cavaleiro de grande amizade.
Do topo da Torre desce um conselho para que você, Cavaleiro, se levante e tenha forças para enxergar que carrega com si bons equipamentos, incrível habilidade e muita força para vencer esta batalha que você diz que o final foi a massacrante derrota. Em contra posição ao que você irá fazer, digo para você mudar, evoluir e não esperar o fim de uma guerra cujo os objetivos estão entreleçados, misturados e principalmente ERRADOS!
Avante, Cavaleiro, talvez não seja a hora de resgatar a donzela em perigo e sim procurar algo muito além e muito mais forte que está entre conceitos da vida e não no conceito de uma só vida. Coloque-se em riste, suba em seu cavalo e siga em frente porque o que não foi digno de sua honrosa e diferente forma de agir não está nem aos próprios pés do cavalo que está abaixo de você e que agora deve partir para outros caminhos, reinos e principalmente para sua própria Torre que sempre será sua casa para a evolutiva sensação necessária.
Lembrando que seus específicos aspectos de crueldade da vida estão ligados puramente e só com a forte realidade que irá tentar lhe golpear quantas vezes possível para te deixar no chão e sem ajuda,no entanto contra esta só resta os conceitos da Torre e uma necessária evolução para lhe amparar a seguir em frente sem olhar para trás.
Até porque ao final de tudo isso a experiência irá lhe fortalecer mais e quanto ao tempo? Quanto a este não se preocupe porque sabes que ele é o nosso grande aliado que algum dia pode lhe trazer o tempo em que tudo era mais fácil...

Dos dizeres mais instrutivos e leais para o Cavaleiro de um reino ainda incerto,
O Conselheiro.


 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Crise com meu Eu

Mais um da série 'desabafos'. Deve ser pouco interessante de ler; se for, perdoe-me. Mas nem quero que muitos leiam, também. Parece irônico dizer isso e postar o texto aqui mas, dessa vez, eu estou realmente fazendo isso por mim. Não pense que me é confortável falar sobre coisas menos genéricas; sou uma pessoa bastante reservada, me sinto péssimo por chegar ao ponto de ter que desabafar. Péssimo como se tivesse perdido uma batalha com a vida... não com a vida, e sim comigo mesmo. Achei que suportaria mais.

Me refiro a como a vida pode ser tão generosa comigo em alguns aspectos, e em outros tão ... cruel (?) Não sei como desenvolver um raciocínio sobre isso sem ser tão pontual, não quero me especificar. Acontece que existem certas situações das quais estou sempre esperanto o melhor e lutando para conquistar, mas não consigo. Não são certas situações; uma, na verdade. As vezes parece tudo tão errado, que quase chego a desacreditar nas pessoas. E mais uma vez, feliz ou infelizmente, nem isso consigo. Diversas vezes já disse ter jogado tudo pro alto, mas não passou do 'da boca pra fora'; não consigo me desligar por completo e aceitar que tanto tempo de insistência foi em vão. Não posso me sentir tão inferior em relação a isso, quero ser mais !

Posso não vencer essa batalha, embora não esteja preparado para isso. Mas se acontecer, uma hora vou passar por cima e mostrar que a felicidade estava mais próxima do que imaginavas. Até lá, sigo lutando e tentando ao máximo fazer valer a pena. Um dia, o jogo muda.

Até o fim da guerra.

Renan Degaspari
25.09.2011

domingo, 11 de setembro de 2011

E Tenho Dito

"Não existe nada mais violento e poderoso do que o coração daquele que sonha.

Não existe nada mais forte de espírito, instransigente e determinado do que um cara que acredita em si mesmo e nos seus sonhos.

Não existe nada mais 'rock and roll' do que cantar o que se acredita, estando nem aí se aquilo é moda, se a gravadora ou o jornalista gosta.

Sigam a porra dos sonhos de vocês. Jamais dêem ouvidos pras almas ruins e pras pessoas desocupadas que nada tem a ver com vocês. Acreditando em nós mesmos, juntos, diferentes pra caralho, a gente acaba com a raça desses filhas da puta. E tenho dito."  (Lucas Silveira)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Freddie Mercury - 65 Anos

Ao maior intérprete da música mundial até hoje.




Genialidade, potência vocal, sutileza, extravagância, perfeccionismo, sensibilidade ... tudo concentrado em uma só alma.
Feliz aniversário, Freddie. Onde quer que esteja, estamos com você.

-

Aqui, uma homenagem bonita que li e resolvi compartilhar : http://www.queennet.com.br/2011/09/05/homenagem-carta-a-freddie-mercury/

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Será que foi saudade?

Saudade. Imagine como seria não poder nomear esse sentimento!?
Afinal, será que foi saudade?



Saudade, para mim, não significa só 'sentir falta', como se traduz em algumas línguas; vai além. Não é apenas alguma lembrança, que se recorda com carinho por alguns momentos e logo depois nos foge da memória.

Saudade é a infância, os melhores anos de nossas vidas, que não voltarão mais; são meus cães, um dos poucos seres aos quais pediria que me acompanhassem até o último suspiro; é ir na casa de um amigo para brincar, enquanto agora vamos para fazer trabalhos; é seu pai te pegar no colo e fazer aviãozinho; é comer a comida caseira da vovó, a quem a saúde não permite mais cozinhar como antes. É querer de volta o tempo que passou ... quando tudo era mais fácil.

Um dia li em algum lugar (me falha exatamente onde) que 'saudade é o amor que fica'. Achei uma boa definição, mas cheguei à conclusão que não é só amor.

Saudade é o momento que ficará pra sempre no seu íntimo, que você se lembrará de uma forma pessoal, e mais especial do que as outras pessoas.

É aquele momento em que, mesmo já sendo passado, você ainda consegue voltar no tempo e sentir a presença de alguém inesquecível, seu toque; o cheiro, ou a visão exata de um lugar; todas essas sensações...

Sensações antes vividas em minutos, horas, dias anos; trazidos de volta para o presente, em apenas uma fração de segundo.
Como? Pelo mágico e indescritível sentimento da Saudade.

-

Espero que se identifiquem; e desculpa a prepotência de tentar definir 'saudade' indefinidamente.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

(Não) Me Dê Motivo

Fazendo o possível para voltar.



Bem, o que posso dizer? De relevante, que o motivo dos desabafos de onde nascem esses textos ainda é o mesmo. Muitas voltas foram dadas, porém sempre em função de um indispensável eixo principal. 'Eixo' não me parece a melhor palavra... Na ausência de outra apropriada, considere apenas o 'principal'; já nos é o bastante.

Como disse a alguns próximos a mim, a vida não tem sido gentil comigo em alguns aspectos, que, por sinal, considero fundamentais. Não me sinto no direito de reclamar;não me julgue, pois, ingrato, caro leitor. O que me faz tão inquieto é perceber o quão perverso sou, comigo mesmo, ao levar a vida tão a sério. Talvez seja coisa de essência (pretendo me aprofundar nisso em um próximo texto).

O que tento dizer é que, por mim, não quero que seja tudo tão difícil! Percebo tantas pessoas indiferentes em relação a tantas outras... Por que não posso ser também? Não é questão de querer; simplesmente não consigo.
Se escrevo aqui, é porque não sou indiferente. Lembra-se do ''motivo'', o qual citei no início, sem especificações (e será assim, por enquanto) ? É exatamente isso!
Quero deixar aqui, destinado a fase da minha vida em que passo agora, as minhas sinceras desculpas por não conseguir desfrutá-la em plenitude. E não por culpa de qualquer um, mas sim, minha.

Me parece que agora percebo que se um dia eu deixar de refletir tanto e, consequentemente, de escrever aqui, é porque simplesmente estarei feliz. Tão feliz, que sem tempo pra pensar. Sem tempo, sem vontade e sem motivo.
O motivo terá sido conquistado; e este jovem homem e velha criança estará feliz.

-

Desculpo-me de meus leitores pela provável incoêrencia do texto; confesso que fez um sentido incrível em minha mente.

Peço licença, ainda, para deixar um forte abraço a dois de muitos amigos, que me influenciaram a voltar a escrever aqui. Um, pensador e profundo aproveitador deste e de outros mundos, Caique. Outro, um novo amigo, que saúda o tempo em que tudo era mais fácil, Felipe.

Ao meu 'motivo' ou 'eixo principal', peço-lha apenas que me dê razões para parar de pensar.

domingo, 29 de maio de 2011

Ausente,

até que me valia a pena retomar.

Em busca de conquistar a FELICIDADE PLENA.

Determinado, eu diria.

Entenda como quiser.

sábado, 30 de abril de 2011

Amor Seu

De que serviria a beleza
E como poderia encontrá-la
Se não fosse esses olhos
Que iluminam sua chegada?

Como transe em hipnose
Fico sempre quando vejo
Teu sorriso, minha sina
E seus lábios, meu desejo

Se tudo está escrito
Esse amor infinito
Um dia será meu

E você tenha certeza
Sem dúvidas, com clareza
Que esse homem já foi teu.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

#20AnosZCL - É o amor!

Ontem (19.04.2011) fez 20 anos que estourou no Brasil a música 'É o amor'. Vinte anos de sucesso dos meus grande ídolos, Zezé e Luciano. E eu não poderia ficar sem prestar a minha singela homenagem aqui.


Do coração de um poeta, para o coração do Brasil.
Dentro de um quarto, com papel, caneta, um violão, e o dom que Deus lhe deu, Zezé trabalhava na música que logo faria com que sua vida e de seu irmão, Luciano, mudasse.
E o resto é lenda.

-

Parece fácil falar sobre seus ídolos, mas não é.
Quando eu penso em (tentar) falar sobre esses dois, milhões de coisas me vem a cabeça. Tanta coisa que, no final, não sai nada. Não sai nada, mas fica a enorme felicidade e o orgulho de ser fã e amigo dos dois.
Além do talento, do carisma artístico, e do profissionalismo, vem o caráter. Caráter esse, que sei que nunca lhes faltou. Mesmo durante os piores momentos e dificuldades, vocês foram exemplo.

Zezé Di Camargo. A admiração em pessoa. Aquele que sonhou alto, e alcançou. Sonhou e suou. Graças a sua persistência, seu genialismo, e a sua voz abençoada, a felicidade e o amor hoje chegam a milhões de corações espalhados pelo Brasil e pelo mundo, inclusive no meu. Você é meu ídolo, grito isso pra quem quiser ouvir.

Luciano. A expressividade do amor. O cara mais romântico que conheço! Não sei se vai ler isso, mas você sabe que você mudou a minha vida. Pra melhor. O meu carinho por você, como artista e como amigo, é enorme. Obrigado por ser não só a segunda voz, mas também o companheiro do seu irmão. Obrigado por realizar meu sonho.

Parabéns aos dois pelos 20 anos de sucesso. Que venham mais muitos, e que possamos comemorá-los juntos de novo.

sábado, 9 de abril de 2011

Vale a pena ?

Será que isso tudo vale realmente a pena?


Todo o esforço, as dúvidas, a autoconfiança, os momentos, a esperança, as quedas, as reerguidas, o carinho, as investidas, os recúos, as palavras, os desejos, as incertezas, os pensamentos ...

Jogados fora em um só instante.

Vale a pena?

domingo, 3 de abril de 2011

Desabafo


Errar é humano, como dizem.
Talvez tenha errado, infelizmente.
Mas não importa. Não importa se errei ou não.
Importa o arrependimento, que de forma intensa chegou.




Afinal, quem nunca foi fraco?
Quem nunca se deixou levar pelo impulso?
Quem nunca se arrependeu?
Mas voltar no tempo ainda é impossível.

Nada importa, repito.
Não importa a razão.
Importa só o desejo.

Importa só você.
Importa só que saiba e acredite
Em tudo o que um dia te falei.


I wish we can 'google' how a certain person feels about us.
-
O texto não faz muito sentido fora de contexto.
Nem é pra fazer.

terça-feira, 22 de março de 2011

#100factsaboutme

1- Sou tímido, embora não pareça
2- Toco violão/guitarra
3- Há um tempo achava que dormir era perda de tempo
4- Sou meio preguiçoso
5- Luto Krav-Magá
6- Vaidoso
7- Compro cds e dvds originais
8- Não gosto de jogar qualquer tipo de videogame
9- Passo boa parte do tempo no computador
10- Costumo ir bem na escola
11- Não odeio todos os professores
12- Meus amigos são fodas
13- Não mexa no meu cabelo
14- Frequento a eazy
15- Não bebo álcool
16- Não fumo
17- Meu amigo mais pegador é o Shiro
18- Já entrei no bate papo uol uahsuhauhsauhs
19- Tenho (meu pai) uma fazenda em Minas
20- Tenho 3 cachorros lá: o Cop, a Dhara e a Meg
21- Várias pessoas acham que meu amigo (Caique) tem cara de maconheiro
22- Assisto novela das 9h
23- Prefiro falar com as pessoas no telefone do que por menssagem
24- Gosto de biologia
25- Gosto de Queen
26- Meu pai é mineiro
27- Gosto de usar camisa xadrez
28- Meu celular é um iPhone genérico, que eu chamo de iFake
29- Já me confindiram com o Luan Santana
30- Eu nunca saí do Brasil
31- Tenho um certo preconceito contra religiosos fanáticos
32- Adoro conhecer gente nova
33- Quase toda sexta-feira eu saio com meus amigos
34- Desde 2003 mais ou menos, eu vou pra Minas todo mês
35- A @mariinanogueira me ama hahahah
36- Não tenho paciência com aulas de gramática
37- Adoro cantar, mas não sei se canto bem
38- Meu estilo preferido é o sertanejo
39- Tenho uma irmã mais nova, Alana, e um irmão de 20 anos, João, embora muitos não saibam
40- Estou desesperadamente indeciso sobre que curso fazer na faculdade
41- Eu sou muito romântico
42- Sou amigo (e muito fã) do Zezé Di Camargo e do Luciano
43- Minha mãe é muito fofa
44- Eu era gordinho quando eu era pequeno D:
45- Não me dou bem no amor
46- Não costumo me envolver em brigas
47- MAS ... Tem dois ou três na minha escola que eu quebraria se eu perdesse a linha
48- Eu era estressado
49- Hoje eu sou bem tranquilo
50- Levo as coisas em geral muito a sério
51- Nas aulas entediantes, eu fico escrevendo músicas e poemas
52- Meu 2010 foi muito foda
53- Tenho um amigo indiano uhaushauhs ( brincadeira, Menah)
54- Estou usando mais o facebook do que o orkut
55- Eu rio bastante lendo os históricos antigos do msn
56- Adoro o pão de queijo da tia Ana
57- Ouço muita, muita música
58- Troquei a viagem pro Med por uma viagem pra Maceió com a família
59- Quando eu gosto de alguém, eu sei se é verdadeiro ou se é passageiro
60- Nunca acompanhei uma temporada de Malhação
61- Gosto do sorriso da Isa
62- A única 'modinha' que eu gosto é Luan Santana, mas eu conheço ele bem antes de virar modinha, então ......
63- Não gosto de menina que se insinua
64- Aprendi a andar de bicicleta esse ano
65- Não costumo falar muito abertamente sobre a minha vida 'amorosa'
66- Não tenho paciência pra assistir futebol
67- Já tive meningite
68- Ligo o foda-se pra quem não gosta de mim
69- As vezes me importo com a opinião dos outros, infelizmente.
70- A ideia se eu fazer um blog surgiu do Caique
71- Já tive uma banda
72- Meu quarto é cheio de posters
72- Não sou rico
73- Gosto de twitter
74- Sou bem centrado, não perco a linha tão fácil ...
75- Adoro viajar de avião
76- Gosto de festas
77- Sou espiritualista
78- Odeio hipocrisia, mesmo isso sendo relativo
79- Falando nisso, concordo bastante com o 'tudo é relativo'
80- Sei fazer uma salada muy buena
81- Um dos meus roles preferidos é ir em shows
82- Quando eu fizer 21, vou pra Las Vegas com a galera õ/83- Acompanho o vlog do PC Siqueira
84- Infelizmente eu durmo só umas 6h por noite :/
85- Moro no mesmo lugar desde que eu nasci
86- Fui num casamento bem legal sábado passado, do meu primo
87- Fico muito bad quando um role não é tudo o que eu esperava
88- Odeio me decepcionar
89- Seco o cabelo com secador
90- Escrevo bem em redações
91- Olhares me chamam muito a atenção
92- Muitas das 'brincadeiras' que eu faço tem um fundo de verdade
93- Sempre que eu viajo, arrumo as malas de última hora
94- Sou bem ciumento
95- Adoro tirar fotos, minha e dos outros
96- Durmo de pijama
97- Como açaí sempre que eu vou pra Minas
98- Eu tinha uma casa na praia
99- Dou muito valor a algumas pessoas que não mereciam tanto
100- Acredito que, de um modo ou de outro, tudo está escrito; e o que tiver que ser, será.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Olhar, lábios, desejo. Você.

E mais uma vez o mesmo ciclo vicioso insiste em se fazer presente.



Olhar, beleza, deslumbre, perfeição, encanto.
Ansiedade, encontro, timidez, conversa, alegria, expectativa.
Reencontros, indiretas, indiferença, incerteza.
Receio, dúvida, saudade, impossibilidade, depressão.
Reanimo, esperança, autoconfiança, tentativas. 
Amor? Paixão? Atitude?
Olhar, lábios, desejo. Você.

O objetivo, reciprocidade.
O improvável, provável.
O querer, intenso.
O fim, você quem sabe.


*Seria bem legal saber a sua opinião sobre o texto!*

terça-feira, 1 de março de 2011

Subindo o blog =)

Resolvi passar por aqui, principalmente pelo longo período de ausência.
Eu adoro escrever aqui, só que ultimamente as tarefas são muitas, o tempo é pouco.
O tempo ... Um dos meus posts que mais deu repercussão :'D



Além disso, cada vez mais parece que eu não sou apto à arte de escrever. Pelo menos não o que as pessoas querem ler.
As pessoas esperam ver aqueles blogs que falam sobre emoção, amor impossível, ilusão, desilusão ...
Esperam ler aquelas frases fofas e depressivas que vem na sua cabeça quando você pensa que é a pessoa que mais sofredora e rejeitada do mundo; bem no estilo desses 'partes de músicas', 'ele&ela' que você (sim, você) segue no twitter.

Não, meu bom e querido leitor. Não é isso que eu vou escrever aqui. Pelo menos, não à principio.

Como dizem, nunca diga nunca. Como dizem, também, a vida é como um rio: as águas nunca são as mesmas, tudo muda. Ou seja, pode ser que um dia (mais cedo ou mais tarde) eu me surpreenda e te surpreenda falando aqui sobre amor e paixão, que são temas que eu, particularmente, gosto de falar de um modo bem genérico, sem me envolver (pelo menos, até eu não conseguir mais ocultar o inocultável).

Pode ser, tudo pode ser!

Acho que vou ficando por aqui, antes que comece a me perder sob o tema.
Agora, só resta pedir que tenha paciência quando eu demorar para escrever os textos e, posteriormente, que tenha paciência também para lê-los.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O TEMPO - 'O Aleph' [1]

Olá! Como foram de férias?
Faz tempo que eu não posto nada aqui.
Aliás, o tempo ... No ultimo mês eu li um livro (coisa que até então era raridade de ser feita por mim) que eu gostei muito: O Aleph, do Paulo Coelho. Muitas coisas que ele escreve nesse livro despertaram muito o meu interesse, então, no decorrer dos meus posts, eu pretendo falar sobre alguns dos sub-temas os quais ele retrata.


''Na magia - e na vida - há apenas o momento presente, o AGORA. Não se mede o tempo como se calcula a distância entre dois pontos. O 'tempo' não passa. O ser humano tem uma gigantesca dificuldade em se concentrar no presente; está sempre pensando no que fez, em como poderia ter feito melhor, quais as consequências dos seus atos, por que não agiu como deveria ter agido.''

''Mas o momento presente está além do tempo: é a Eternidade. [...] não é o que você fez na sua vida passada que vai afetar o presente. É o que você faz no presente que redimirá o passado e logicamente mudará o futuro.''

'' ... o déjà vu [...] mostra que o tempo não passa. É um salto em algo que já foi realmente vivido e está sendo repetido.''

''O tempo não é uma fita cassete que podemos mover para a frente ou para trás.

ESQUEÇA QUE IRÁ CONTAR ISSO AOS OUTROS. O TEMPO É AQUI. APROVEITE.''

------------------------------------------------------------------

Bem, a frase que eu considero mais importante de todas citadas, é essa ultima, acima, porque independe de crença. Leve isso como um conselho.

Quanto aos outros trechos, se você quer entendê-los, o primeiro passo é finalmente aceitar que a vida presente não é única, 'não termina quando acaba' (na morte). Eu sei que a maioria das pessoas não acreditam nisso, mas hipocrisia alheia não é problema meu.

Entre outras coisas, o essencial é entender que (segundo o livro), todos os momentos (passado, presente e futuro) acontecem no AGORA, mas em dimensões diferentes. Daí podemos tirar uma explicação para o déjà vu: aquilo que você 'viu' e teve a sensação de que já aconteceu, realmente aconteceu no 'agora', porém em outra dimensão (pra quem leu o livro, em outro vagão do trem).

Portanto, temos que nos concentrar no que fazemos nesse momento, para reparar os erros e as dívidas do passado (quem quiser, entenda 'de outras vidas'), e mudar nosso futuro, logicamente para melhor.
O importante é não nos deixarmos abalar pelos fatos do passado e, como dizem, tentarmos viver um dia de cada vez, como se fosse o último.

**Por ultimo, só quero dizer que todos esses trechos entre aspas são pontos de vista do escritor (Paulo Coelho) e de algumas pessoas que compartilham de sua mesma ideia de mundo. Você pode aceitá-las ou não.

Quanto a interpretação dos mesmos, eu coloquei aqui a minha, pessoal. Não que seja uma verdade absoluta, ou que eu acredite cegamente em tudo isso. É apenas mais um ponto de vista, que foi lido e interpretado segundo o meu entendimento.